• Selecione uma agência e ligue agora!

Filtros de busca

Dicas para não errar na dedetização do condomínio

23.08.2023

Confira como o controle de pragas deve ser feito e porque ele é importante para a segurança dos moradores.

Um dos grandes problemas não somente dos condomínios, mas de todos os imóveis, é a presença de pragas e bichos que normalmente vem da proximidade de terrenos sujos, lixões mal localizados e até mesmo pela falta de cuidados dos moradores. Para isso, existe a dedetização.
O cuidado com as áreas comuns de um condomínio deve acontecer durante todo o ano, principalmente naqueles que possuem área verde, que são localizados próximos de rios e córregos ou de terrenos vazios, mesmo que não existam infestações próximas ao local.


Quando deve ser feita a dedetização?

O ideal é que os cuidados sejam mantidos ininterruptamente, pois assim, o condomínio estará resguardando seus moradores de lidarem com um problema de grande dimensão como uma infestação, o que é muito mais difícil (e caro) de ser controlado.
Manter uma prestadora de serviço da área (dedetizadora) é uma ótima opção, pois analisando o local, ela poderá indicar a periodicidade ideal com que devem ser feitas as dedetizações e varreduras.
Porém, existem cuidados que devem ser levados em conta, como a conservação das áreas comuns com o jardim organizado e a orientação para que os condôminos tenham cuidado com seus lixos e descartes.
Outro fator que deve ser considerado é o preço das aplicações, pois a despesa deve ser considerada e organizada dentro das demandas do condomínio. Lembre-se de que qualquer valor que tenha impacto direto ou indireto na taxa de condomínio deverá ser tratado em forma de assembleia, considerando a opinião dos condôminos.

 

A contratação

Por lidar com pesticidas, é importantíssimo que a empresa selecionada para fazer as dedetizações seja séria e possua alvará de funcionamento atualizado e reconhecido pelos órgãos competentes.
Alguns documentos podem ser pedidos à empresa para que seja comprovada sua seriedade, como a licença de funcionamento emitida pela Vigilância Sanitária, o registro do profissional técnico no conselho profissional, além do número do CNPJ.
É importante que se dê uma atenção à forma como a empresa lida com os conceitos de sustentabilidade, já que, por lidar com pesticidas, existem normas que devem ser seguidas no manuseio dos produtos e até mesmo no descarte responsável das embalagens.

Atualmente, as empresas dedetizadoras trabalham com produtos que afastam pragas e animais como baratas, ratos, cupins, insetos voadores e até mesmo pombas, que causam um transtorno grande por conta das fezes e de doenças.

 

Informe aos moradores com antecedência

É importante que os condôminos sejam avisados sobre a realização da dedetização com antecedência mínima de 48 horas, para que possam se organizar e evitar a circulação em áreas que já tenham sido pulverizadas.
Atente-se à informação sobre a necessidade de retirar crianças ou animais domésticos durante a aplicação, e sobre a restrição de circulação posterior. Isso também deve ser avisado aos moradores.
A lei assegura a garantia de no mínimo 30 dias sobre esse tipo de serviço. Mas, via de regra, as empresas oferecem uma cobertura maior, que varia de três a seis meses. Algumas inclusive aceitam ser acionadas caso ratos morram nas áreas comuns do condomínio, para fazer a remoção do animal.

Ficou com dúvidas? Contate a assessora do seu condomínio.