Imobiliária: o seu aliado mais seguro para alugar, comprar e vender imóveis
25.06.2019
Confira as vantagens de contratar uma imobiliária e as dicas definitivas para não errar na escolha
O processo de compra e venda ou mesmo de aluguel pode ser complexo: documentos, prazos, acordos entre os envolvidos, adequações que são necessárias, além de requisitos que podem surgir caso a caso.
A burocracia envolvida pode tirar o sonho de quem deseja encontrar o lar (ou sala comercial, por que não?) perfeito. As imobiliárias estão aí pra isso: para garantir que o seu sonho não se torne um pesadelo.
Como elas podem te ajudar?
Qual é o melhor tipo de imobiliária para você?
Como saber se são confiáveis?
Acompanhe esse conteúdo e saiba porque a imobiliária é a sua aliada mais segura para alugar, comprar e vender imóveis.
O que é uma imobiliária?
As imobiliárias não pararam de trabalhar em 2018. De acordo com o IBGE, o país ultrapassou os 70 milhões de domicílios, dos quais 17,5% são alugados, enquanto 68,2% são próprios e 5,9% estão em processo de pagamento.
O que isso tem a ver? Provavelmente esses clientes passaram pelo atendimento de uma imobiliária.
Vamos começar do início: imobiliárias são estabelecimentos comerciais que tratam, basicamente, de aluguel, compra e venda e administração de condomínios.
Os imóveis podem ser comerciais ou residenciais, como casas, apartamentos, chalés… Para o lar-doce-lar, não existem limites!
As imobiliárias atendem diferentes clientes e podem trabalhar com diferentes nichos de mercado, dependendo das suas propostas e posicionamentos.
As imobiliárias estão só nas cidades?
A maior concentração das imobiliárias realmente está na zona urbana, o que não impede de atender demandas na zona rural. Tudo depende dos seus públicos-alvo.
Algumas empresas atendem públicos específicos e outras são mais generalistas na oferta de produtos e serviços (isso você poderá conferir detalhadamente no tópico Tipos de imobiliária).
As menores cidades já possuem pelo menos uma imobiliária ou são atendidas virtualmente por empresas do ramo estabelecidas em cidades vizinhas.
Quem pode contratar os serviços de uma imobiliária?
A resposta é muito simples: qualquer pessoa física ou jurídica interessada em um imóvel.
Elas podem orientar e encaminhar negociações de diferentes tipos de imóveis entre diferentes tipos de clientes.
Vale a pena dizer que ninguém é menos importante nos processos que circulam numa imobiliária. Pode-se dizer que elas jogam para os dois lados, tanto para quem está oferecendo o imóvel, quanto para quem está contratando.
Por isso costumam contar com equipes multidisciplinares para atender desde o primeiro contato até os ajustes necessários no meio do caminho e relacionamento pós-venda.
As imobiliárias não são balcões de leilão, onde leva quem der o maior lance. Todos os trâmites são acompanhados de perto por profissionais especializados.
Ok, mas como você, que é um cliente em potencial, pode saber de tudo isso? Para responder a essa pergunta, temos uma revelação a fazer: existem tipos diferentes de imobiliárias.
Essa informação pode até não causar tanto impacto a quem já está habituado a recorrer ao serviço, mas é muito importante para saber (ou projetar) o que esperar de uma.
Primeiro, você precisa identificar o seu momento de vida e a solução que procura. Assim, saberá qual tipo de assessoria necessita.
Que tal conhecer alguns tipos de imobiliária e entender melhor o seu caso?
Tipos de imobiliária
Como todo empreendimento, as imobiliárias precisaram se reinventar para atender às novas demandas.
Os tempos mudaram. As prioridades de consumo mudaram, os programas de financiamento surgem e desaparecem conforme as oscilações e demandas do mercado imobiliário. Os clientes também mudaram e estão cada vez mais exigentes.
O modelo, que até há poucos anos se resumia a “modalidade comercial ou residencial”, foi redefinido. Hoje já existem imobiliárias especializadas em diferentes segmentos.
Outras ampliaram o leque de ofertas e possibilitam até que os clientes façam praticamente todo o processo de aluguel online.
Por isso, independente do lugar que você esteja ocupando nesse universo de possibilidades de negócios imobiliários, provavelmente existe uma imobiliária que é a sua cara.
Imobiliárias tradicionais
Ser uma imobiliária tradicional não significa ser antiga ou antiquada. As empresas com esse perfil desempenham o papel principal que apresentamos anteriormente, que é locação, compra e venda de imóveis e administração de condomínios.
As inovações tecnológicas também fazem parte dessa realidade. Os canais de relacionamento (como sites e redes sociais) são requisitos básicos para bem atenderem seus clientes.
Se por acaso você encontrar uma imobiliária assim, se interessar pelos seus serviços, mas não oferecer canais online, avalie se é realmente a sua melhor opção.
Imobiliárias, incorporadoras e construtoras
Além de oferecerem imóveis prontos para serem habitados, as imobiliárias uniram forças com outros empreendimentos do ramo, entre elas, as incorporadoras e construtoras.
O trabalho das incorporadoras inicia muito antes da oferta. Ele começa na concepção do imóvel: elas são responsáveis por fazer o projeto, verificar a viabilidade da construção dos prédios e adquirir os áreas onde serão construídos.
As construtoras tratam justamente da etapa posterior do projeto, que é a construção. O trabalho de venda ou aluguel dos imóveis já acontece desde a fase da concepção.
Trata-se do famoso “negócio na planta”. Explicamos: os interessados podem negociar os imóveis antes mesmo de serem construídos e, na maioria das vezes, com condições especiais de pagamento.
Curiosidade que vale a leitura: é muito comum imobiliárias serem parceiras de incorporadoras e construtoras, sem que pertençam ao mesmo grupo, dono ou sociedade. Isso não interfere nos valores cobrados pelos imóveis. As imobiliárias e construtoras parceiras vendem pelo mesmo valor.
Ficou interessado nessa opção de aquisição? Entre em contato com a empresa, pergunte sem limites e tire todas as suas dúvidas. É muito importante saber como que se dará a construção e a entrega do imóvel.
Imobiliárias online
E se você pudesse fazer todo - ou quase todo - o processo burocrático sem sair de casa?
Algumas imobiliárias já prestam a maioria do atendimento online ou mesclando-o com momentos presenciais.
Aos clientes finais (locatários e compradores): as visitas, embora possam ser feitas virtualmente com imagens em 360º dos espaços, ainda têm um grande apelo pela realização presencial.
Nesse caso, nada como o bom e velho agendamento prévio intermediado pela imobiliária. A visita pode ser acompanhada, de qualquer forma, ou acontecer com a cedência das chaves sob cadastro.
Aliás, mesmo online, a expertise dos profissionais evita muitos dos apertos que podem acontecer quando a locação ou venda acontece de forma direta. Nem tudo que reluz (ou parece fácil demais) é ouro. Fique de olho!
Imobiliárias e administradoras de condomínios
O serviço essencial de uma imobiliária é diferente de uma administradora de condomínio, porém existem empresas que oferecem os serviços integrados.
Quando um imóvel que pertence a um condomínio (prédio ou loteamento organizado como tal) é adquirido ou comprado, passam a existir demandas que dizem respeito ao individual e ao coletivo.
Enquanto a imobiliária é encarregada dos assuntos individuais, a administradora absorve as responsabilidades do coletivo.
A função da administradora é dar suporte ao síndico ou organização condominial nas atividades cotidianas, principalmente na administração das atividades administrativas e legais.
Fazem parte disso a limpeza dos espaços comuns, manutenção da iluminação externa, consertos na infraestrutura, taxas e renovação de contratos de segurança, entre outros.
Tudo isso ao mesmo tempo
Sim, existem empresas que abraçam a proposta de combinarem todos esses serviços, oferecendo opções que atendam os mais diferentes perfis de clientes.
Esse tipo é fácil de identificar: tem aquele site bem completo com fotos internas e externas, opções para download e upload de documentos, sem perder o costume de servir o bom e velho cafezinho no atendimento presencial.
Por serem múltiplas, essas imobiliárias têm a tendência de lançar novidades em aluguel ou venda com frequência, a circulação de clientes é maior e a oferta de imóveis também é mais diversificada - para todos os gostos e bolsos.
Outra grande vantagem de ser cliente de uma imobiliária assim é a possibilidade de migrar de negócio sem ter que buscar um novo atendimento. Ou seja, você pode iniciar uma relação com a imobiliária como locatário de um apartamento, encontrar a casa que estava procurando dentro do catálogo da própria empresa e fazer o negócio da sua vida com todo o suporte que já era acostumado.
Já conseguiu identificar alguma imobiliária que feche com o seu perfil? Então chegou o momento de dar mais um passo.
Nem só de arquivos e assinaturas em documentos que se faz um negócio imobiliário. Agora que você já sabe os tipos existentes, saiba o que eles podem fazer por você.
Vantagens da contratação de uma imobiliária
A facilitação dos trâmites burocráticos é só uma das vantagens que a mediação de uma imobiliária faz pelos seus clientes.
Por trás de toda transação existem questões complexas, como análise das oscilações dos valores no mercado imobiliário para a formular as propostas de valores adequados.
Também existem questões simples, como intermediar o encaminhamento de reparos ou reformas de um imóvel já negociado.
A lista das vantagens dessa assessoria é bastante extensa. Reunimos e explicamos as principais. Confira:
Profissionais que dominam o assunto
A estimativa da Fenaci - Federação Nacional dos Corretores de Imóveis aponta que desde 2013 o número de corretores passou de 284 mil para 350 mil profissionais.
Para serem considerados como tal, eles precisam participar de uma formação específica e realizar uma prova para certificar o domínio dos seus conhecimentos.
Além dos corretores, as imobiliárias contam com funcionários nas tradicionais áreas jurídica, de serviços gerais e financeira.
As áreas de relacionamento têm expandido tanto quanto as novas possibilidades de atendimento. Você lembra sobre o que falamos do atendimento online? Ele não é mais considerado um diferencial, mas um requisito.
Um e-mail respondido quase prontamente com informações corretas e até mesmo o atendimento telefônico de qualidade - sem longas filas de espera - fazem a diferença na hora de fechar um negócio com segurança.
Seleção dos imóveis em condições
Parece óbvio, mas no ambiente digital é fácil cair em armadilhas. Por isso, as imobiliárias possuem filtros de seleção e avaliação de imóveis. Não menos importante é destacar que elas se responsabilizam pela sua divulgação.
Isso não significa que um imóvel que não esteja em condições de habitação imediata fique de fora da seleção. Se houver uma boa proposta de custo/ benefício, como descontos ou isenções de taxas, ele entrará para o catálogo devidamente identificado como tal.
Enquanto empresas devidamente registradas no ramo, elas possuem o compromisso de serem leais nos seus anúncios. Logo, as imagens divulgadas e laudos devem corresponder com a realidade.
Um exemplo prático é o laudo de vistoria, redigido para transações de aluguel. Nesse documento consta a descrição de cada peça do imóvel, relatando as condições em que se encontra antes da sua entrega e como deve ser devolvido.
O locatário recebe esse documento e tem um prazo determinado para verificar se corresponde ao relatado: lâmpadas funcionando, piso com marcas de uso ou não, janelas inteiras e por aí vai.
O jogo é limpo, ou seja, se algum item não estiver de acordo com o laudo de vistoria apresentado, o cliente pode contestar (com as devidas comprovações) e solicitar que seja redigido antes da assinatura.
Esclarecimento de dúvidas
De novo, os clientes precisam ter canais rápidos e efetivos para esclarecer as suas dúvidas. Mais do que isso, as respostas precisam ser claras e precisas.
Atendimentos rápidos dão segurança aos clientes e isso não é novidade. Porém, como ter certeza de que as informações são verdadeiras?
Aqui vale a mesma regra da seleção dos imóveis. É de interesse da imobiliária que todos os clientes envolvidos numa transação de compra ou aluguel saiam satisfeitos. Desfechos problemáticos envolvem mais tempo e dinheiro (perdidos).
Além disso, está se tornando comum as imobiliárias terem SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor - e Ouvidoria. Esses sistemas possuem tempo estimado e prazo limite para retornos.
São mais garantias de que suas dúvidas enquanto cliente serão esclarecidas, pelo menos registradas para serem cobradas posteriormente.
Essa formalização dos processos é super importante e faz toda a diferença para manter a tranquilidade dos envolvidos.
Formalização dos processos
Dar segurança aos clientes pode ser mais trabalhoso do que parece, porque os trâmites envolvem debates de valores e questões legais.
Em transações diretas, sem a mediação de imobiliária, os envolvidos acabam ficando à mercê um dos outros. Isso porque os negócios costumam ser formalizados apenas por contratos simples (quando existem) e nem sempre todas as questões ficam registradas às claras.
Já foi-se o tempo em que a “palavra” era o suficiente na negociação. Aí que está a importância da imobiliária: ela faz a mediação de forma justa, limpa e transparente, seguindo protocolos que atendem os diferentes interesses envolvidos.
Caso alguma das partes se sinta prejudicada, além da assistência da própria imobiliária, pode recorrer judicialmente com a segurança de, como diz a sabedoria popular, poder dar nome aos bois diante da lei.
Mediação de conflito
Vamos pensar um esquema básico: de um lado está quem oferta o imóvel. De outro, está o interessado na oferta. Se essas pessoas divergem, mas têm um grande potencial para fechar negócio. O que fazer?
Achar um ponto comum, promover um ambiente em que as diferentes ideias sejam ouvidas e consideradas, também é um diferencial dos serviços prestados por uma imobiliária.
A imobiliária precisa ser imparcial na tratativa entre as partes. A melhor forma é ser honesta com as situações, mesmo que a informação não agrade o ou os clientes.
É muito importante que não exista qualquer tipo de favorecimento e que o seu posicionamento seja baseado em leis e regulamentos acessíveis.
Orientação: e agora, o que eu faço?
A orientação vai além do esclarecimento de dúvidas. A orientação tem a ver com a organização de ideias para a tomada de decisão mais adequada para o seu momento de vida.
Se você estiver em dúvida sobre comprar ou alugar, as imobiliárias podem analisar as suas condições, as vantagens e desvantagens de cada opção, ofertar os imóveis que se encaixam no seu perfil e apontar soluções financeiras.
A imobiliária é um espaço seguro para iniciar novos projetos e realizar sonhos, amparado por muitos números e etapas bem definidas.
MESMO ASSIM prepare-se para os contratempos
Quer dizer, então, que é só buscar uma imobiliária que o negócio será 100% garantido? Infelizmente não.
Ter uma imobiliária como mediadora do negócio de locação, venda ou compra costuma ser a melhor alternativa, quando escolhidas da melhor forma.
Além do tipo certo de imobiliária para a transição que você deseja realizar, existem outros critérios a serem levados em consideração.
Lucas Garcia Rangel Santos é Analista da Qualidade e trabalha há 11 anos no ramo imobiliário. Ele passou por diferentes áreas e hoje integra o setor de Gestão da Inovação e Processos da Imobiliária Vila Rica.
No decorrer desses anos, já passou por inúmeras situações envolvendo administração de condomínios, locações e vendas.
A experiência gerou aprendizado e hoje ele dá dicas de ouro sobre tudo o que você deve observar antes e durante a contratação dos serviços de uma imobiliária.
Imobiliária: 10 dicas para não cair numa fria
1. Qualidade no atendimento
Você já fez um primeiro contato e te deram respostas superficiais?
Fique de olho: a negociação de um imóvel requer toda a atenção. Se já no primeiro contato não se mostrarem abertos, repense a sua escolha.
2. Conveniência e acessibilidade
Entenda a sua rotina:
o atendimento presencial basta?
os horários e formas de atendimento são flexíveis?
a localização da empresa fica na sua rota ou é fácil para se deslocar até lá?
você necessita de recursos que atendam necessidades especiais nos canais de comunicação, como descrição de imagem?
Antes de contratar uma imobiliária ou requerer os seus serviços, pesquise, inclusive, os valores e missão institucionais. Verifique se os seus objetivos são comuns e se pensam parecido em questões que são importantes para você.
3. Transparência
Cuidado nunca é demais:
“Confira a disponibilidade das informações. Pergunte a mesma coisa algumas vezes e confira se a resposta permanece a mesma. Peça que lhe encaminhem as informações por e-mail ou por escrito e guarde essa informação”.
4. Credibilidade
Nada de sair entregando os projetos de vida nas mãos de desconhecidos:
“Verifique a credibilidade da empresa. Pergunte para conhecidos, pesquise a reputação da empresa na internet, saiba com quem você está negociando”.
5. Leve alguém de confiança
Se for a primeira vez que você está alugando ou comprando, ou se você não sabe muito sobre o assunto, leve alguém de confiança para a negociação:
“Se não for possível levar a pessoa, peça as informações detalhadas por escrito e encaminhe para essa pessoa. Isso vai ajudar você a ter certeza de que é um bom negócio”.
6. Não haja por impulso
Não feche a negociação por impulso: reflita bem sobre todos os pontos da negociação:
“Além da qualidade do imóvel, é importante observar se a localização será prática para você.
Verifique se as conveniências que você precisa estão disponíveis, como supermercados, farmácias, ponto de ônibus, escolas etc.”
7. Imóvel sem ônus
Algumas palavrinhas em letras miúdas podem complicar a sua vida no futuro. Elas são fundamentais e não podem ser relevadas.
“Imóvel sem ônus” é um termo muito utilizado na área e de importância em igual proporção:
“Verifique se o imóvel está livre de dívidas e embargos que possam refletir em problemas futuros. Verifique negativas de IPTU, água, luz, condomínio etc.
Se você está adquirindo um imóvel, também confirme a propriedade do vendedor e se há questões judiciais que possam impedir a compra”.
8. Atenção para a Vistoria
Se você está alugando um imóvel, verifique os pontos destacados no laudo de Vistoria de Ocupação, aquela mesma relatada nos itens anteriores:
“Questione a empresa por escrito, caso não concorde com qualquer um dos pontos. Atente para o prazo para realizar a contestação.
Ela é mais do que uma facilidade, ela é segurança para os envolvidos na transação. Deve estar no topo das suas exigências para a negociação”.
9. Atenção para pagamentos extras
Quem gosta de taxas? Ok, elas são necessárias para cobrir os encargos obrigatórios que até mesmo as imobiliárias precisam arcar. Taxas extras, porém, são extras:
“Se lhe forem solicitados esses tipos de pagamentos, confirme com a gerência se eles são realmente necessários e peça o embasamento legal em caso de dúvidas”.
10. Na dúvida, consulte um advogado
Solicitar a consulta de um advogado não é errado, não é feio e nem vai comprometer a sua imagem:
“Numa negociação é essencial que o cliente se sinta seguro. Se tiver dúvidas em relação às negociações ou ao contrato em si, não hesite em consultar um advogado de confiança”.
Coloque o seu projeto no papel e faça uma boa escolha!
Nesse conteúdo apresentamos inúmeras vantagens que fazem da imobiliária a sua melhor aliada para alugar, comprar e vender imóveis.
Também pontuamos o que você deve observar antes de contratar os serviços de uma imobiliária e durante as negociações, para evitar dores de cabeça e prejuízos.
Esse é o material básico para você alinhar os seus interesses ao melhor formato de imobiliária. Tudo isso com o objetivo de tornar a sua busca pelo imóvel perfeito a mais tranquila possível.
Você ficou com alguma dúvida?
Gostaria de saber mais sobre os serviços oferecidos pelas imobiliárias?