• Selecione uma agência e ligue agora!

Filtros de busca

Quais as regras para utilização das áreas externas comuns dos condomínios?

21.07.2023

Cada condomínio tem sua regra, mas muitas se repetem.

Uma certeza é a de que todos os condomínios possuem áreas comuns, mesmo que essas sejam a portaria, os corredores, escadas e elevadores. E é claro que áreas comuns pedem um bom senso coletivo para que a moradia de todos seja positiva, não é mesmo? Para isso, a maioria dos condomínios definem regras e normas de uso que são de importante conhecimento dos moradores. Normalmente elas são repassadas a todos através do regimento interno, mas é sempre importante estar atualizado sobre as mudanças.
Vamos descobrir quais são essas regras de uso da área externa que são mais comuns nos condomínio:

 

  • Organizar e agendar o uso de alguns espaços comuns específicos

Normalmente os salões de festa, espaço gourmet e churrasqueira pedem que seja feito um agendamento prévio, para que não ocorra conflitos de uso entre os moradores. Essa medida torna o uso mais organizado e evita que, em caso de danificação de algo do espaço, o autor do problema possa ser identificado e responsabilizado.
Existem ainda alguns condomínios que pedem o pagamento de uma taxa para utilização dessas áreas. Essas medidas dependem muito do regime acordado previamente no condomínio.

  • Respeitar os horários de uso das áreas comuns

Junto com as regras repassadas aos condôminos, também costumam estar definidos os horários de uso de alguns espaços comuns, por isso é sempre importante conferir as regras de locais como piscina e quadra de esportes.
Outra questão bastante minuciosa nesse quesito é o horário de silêncio estipulado pelo condomínio. Em caso de desrespeito de regras podem ser aplicadas multas e advertências para pessoas que atrapalharem o descanso dos vizinhos com barulho. Isso acontece normalmente entre as 22h e as 7h da manhã.
Não ultrapassar o limite de convidados

Antes de convidar alguém para usufruir das áreas comuns do condomínio com você, atente-se às regras ligadas à quantidade de pessoas permitidas no espaço em questão. Existem, ainda, algumas áreas que são de uso exclusivo dos moradores, não podendo receber convidados. É válido que você se atente a essas questões antes de organizar seus eventos e recepções.

  • Não utilizar áreas comuns para deixar objetos pessoais

Mesmo que os espaços das áreas comuns sejam pouco utilizados e não fiquem ocupados, você não deve usá-los como depósito para seus objetos pessoais. Itens como bicicletas, patinetes, carrinhos de bebê e outros devem ser guardados dentro do seu apartamento/casa.

  • Seguir as regras do condomínio ao utilizar as áreas externas

Por mais que a maioria das regras dos condomínios seja comum, alguns podem contar com um regulamento próprio. É sempre importante conferir com atenção as regras condizentes com o seu condomínio para que sua convivência com seus vizinhos seja pautada no respeito e bom senso.

 

 

Existem regras que normalmente não são impostas pelos condomínios, mas são de consenso comum e visam uma boa convivência, como o respeito pelos horários, manter o silêncio e respeitar o espaço do seu vizinho como você gostaria que o seu fosse respeitado.
Levando em conta esses pequenos passos, temos certeza de que você não terá grandes problemas com sua vizinhança - e torcemos por isso.

Deseja saber as regras do seu condomínio ou ficou com dúvidas? Contate a assessora que atende o seu condomínio.